3 tipos de empresas mais comuns no Japão

Tipos de empresas no Japão

Assim como no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, para abrir uma empresa você deve ter definido o porte da sua empresa. Isso pode ser determinado por vários fatores como a renda anual da sua empresa, quantidade de funcionários, entre outros.

 

Atualmente no Japão também existem diversos tipos de empresas, cada uma para um determinado porte, porém vamos citar aqui uma das mais comuns:

 

1- Kabushiki Gaisha – 株式会社

Esse é um tipo de empresa que você já deve ter visto muito, é bem comum entre empreiteiras, fábricas, lojas de automóvel, entre outros.

A abertura desse tipo de empresa está entre uma das mais burocráticas, são indicadas para negócios de grande porte.

Antigamente era necessário um capital de 10 milhões de yens para a abertura desse tipo de empresa, mas atualmente é possível abrir com apenas 1 yen.

No quadro administrativo da empresa é necessário pelo menos um sócio fundador.

Há necessidades também de pelo menos três diretores, no mínimo um auditor e um presidente. Isso é chamado de Daihyou Torishimariyaku(代表取締役)

Além de ter mais exigências, os custos para essa abertura são elevados e existe acionistas.

Enfim, o processo para abertura é mais longo, então para quem deseja abrir esse tipo de empresa é importante ter um bom planejamento antes de investir.

 

2- Godo Gaisha – 合同会社   ( limited liability company )

As exigências para abertura de negócios desse porte não são tão burocráticas quanto o Kabushiki Gaisha, mas também necessita de uma variedade de documentos.

Esse tipo de empresa não é necessário formar um conselho de acionistas e uma vantagem é que o custo, que não é tão alto e o processo também não é tão demorado.

O contrato social irá definir quantos e quem são os sócios investidores da empresa e como as cotas de capital estão distribuídas entre eles.

A participação e as responsabilidades de cada um na empresa são limitadas à proporção das cotas e o investidor tem que ser o presidente, e pode ser denominado de Daihyou-Shain (代表社員).

Além disso, quem investiu na empresa tem que ser o presidente (Daihyou-shain). Não é possível nomear outro presidente.

 

3- Kojin Jigyo – 個人事業

Esse tipo de negócio é destinado a pessoas que trabalham por conta própria, sem funcionários. Esse tipo de empresa é bem semelhante ao Micro Empreendedor Individual (MEI) que temos hoje no Brasil.

Esse tipo de abertura de empresa foi feito para que o empreendedor individual possa administrar seu negócio de forma regularizada, ou seja, dentro das leis. Dessa forma podendo usufruir de seus direitos como empresa.

Para fazer a abertura no Japão é bem simples e você pode fazer isso sozinho!


As atividades que se enquadram no Kojin Jigyo são:

Cabeleireiro, assessoria, loja de roupa, despachante, advogado, consultor, e-commerce, artesão, restaurante (pequeno porte), mercado (pequeno porte), esteticista, professor particular, entre outros.

 

Entre a comunidade brasileira é muito comum ver pessoas que exercem um desses tipos de atividade acima, porém a grande maioria está na informalidade.

Se você é um deles, mas deseja regularizar a sua empresa, aprenda no vídeo acessando este link:

Como abrir sua empresa kojin sem custo nenhum

 

Se quiser obter mais informações entre em contato!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima