Por mais que o Japão seja uma grande potência mundial, o nível de atividade empresarial no Japão é baixo. O espírito empreendedor não é um ponto forte dos japoneses.
Segundo uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
Em 2013, a taxa de atividade empreendedora estágio inicial (TEA) foi de 3,72%, que é a segunda menor taxa de todas as economias pesquisadas, depois da Itália.
A taxa de empreendedorismo em estágio inicial do Japão é menor do que a de seus vizinhos, como a Coreia (6,85%). As percepções para iniciar um negócio, como a identificação de oportunidades e a capacidade de fazê-lo, também são baixas entre os japoneses, o que reflete no baixo nível de atividade empresarial no país.
Em 2013, 3,7% da população adulta no Japão estava envolvida em empreendedorismo, enquanto 5,7% já possuía ou geria um negócio estabelecido. Ademais, 8% dos adultos no Japão viram boas oportunidades para iniciar um negócio. 49% foram impedidos de fazê-lo por receio de um fracasso.
Por esse motivo, o Japão tem facilitado e oferecendo alguns benefícios para quem toma a iniciativa de empreender no país de forma totalmente regularizada.
Apenas para você ter uma ideia inicial, vamos citar aqui 3 vantagens de abrir empresa no Japão:
1 – Liberação de empréstimo.
Para quem abre uma empresa totalmente regularizada no Japão, o banco está facilitando a liberação de empréstimos para futuros investimentos em seu negócio.
O objetivo é que você realmente consiga dar continuidade ao seu empreendimento e tenha sucesso, pois dessa maneira o país impulsionar o crescimento de atividade empresarial.
2 – Comprovantes de renda para o visto.
Todo descendente de japonês sabe que ser apenas descendente não garante sua residência no Japão. Para continuar no país precisamos do visto, e é nesse ponto que ter uma empresa aberta no Japão também pode facilitar a sua vida.
Para renovar o visto no Japão, comprovar a sua renda é sempre necessário, e se você tiver uma empresa aberta e regularizada no Japão, esse seu empreendimento pode ser a comprovação de renda para solicitação do visto.
3 – Situação fiscal em dia, evitando a bi-tributação.
Os impostos no Japão também não são nada baratos, e ninguém quer pagar além do que deve certo?
Se você tem uma empresa aberta e regularizada, seus impostos estarão em dia e você não correrá o risco de sofrer a bi-tributação, que nada mais é que pagar novamente um imposto que você já pagou antes.
Bom, essas são apenas algumas vantagens, ainda existem outras e você pode aproveitar! 😉
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!