Você quer montar um negócio e precisa de empréstimo bancário? Você tem duas opções: solicitar financiamento público ou pedir dinheiro no banco privado. A primeira alternativa tem uma taxa de juros mais baixa, de 2% ao ano. Mas o resultado sai depois de um mês e a dívida deve ser quitada em um prazo de 5 a 7 anos.
Nesse artigo, vou falar como funciona o empréstimo no Japão. Você vai descobrir os primeiros passos para conseguir financiamento com os bancos governamentais. Quanto ao banco privado, deixei para falar sobre ele em outro post. Continue a leitura e veja como conseguir capital para montar sua empresa.
É importante falar japonês
O primeiro passo necessário para pedir empréstimo no banco público é falar japonês. Você precisa está preparado, porque o atendente te fará uma série de perguntas sobre seu negócio. E por mais que você leve um tradutor, o banco quer ouvir de você, sobre seus objetivos, o quanto você está disposto a fazer sua empresa decolar. As principais perguntas que você vai ouvir são essas:
- Qual seu ramo de atividade?
- Quais produtos você comercializa?
- O que você pretende fazer com o empréstimo no Japão?
Leve um plano de negócio se a empresa for recente
Outra etapa não menos importante é ter um plano de negócio. Na hora de fazer o empréstimo, o banco vai perguntar se você já possui esse documento. Como você vai abrir um empreendimento novo, o banco quer conhecer a fundo o tipo de empresa que você vai abrir.
Certamente você já ouviu falar sobre esse modelo de planejamento empresarial. Ele é um documento que descreve todo seu negócio, como ele vai ser estruturado e como vai atuar no mercado. Para saber mais sobre esse assunto, leia meu artigo: Plano de negócio: afinal, o que é isso?
Caso você não tenha esse planejamento para apresentar, será mais difícil o banco te liberar o dinheiro. A verdade é que você não vai conseguir convencê-lo de que sua empresa é um bom empreendimento, que por isso, vale a pena ir para frente. Por dois motivos simples que o banco vai te solicitar o plano de negócio:
1. Ele quer avaliar se você realmente precisa do valor que pediu
O plano de negócio vai mostrar os gastos que você terá com equipamentos, mão de obra, ponto comercial. A partir dessas informações, o banco consegue calcular o valor que você realmente precisa para montar sua empresa. Por isso, você não pode deixar de ser bem detalhado na elaboração desse documento.
2. Antes de liberar o dinheiro, o banco quer saber se vale a pena investir na sua ideia
O banco também analisa se seu negócio tem potencial de crescimento e se ele vai ser capaz de produzir retorno e fazer você quitar o empréstimo. Como o plano de negócio traz dados atualizados sobre o setor em que você vai atuar, além de estimativas de lucro, ele consegue prever a rentabilidade do negócio para daqui alguns anos.
Você precisa conhecer os documentos necessários
Além do plano de negócio, que é um documento indispensável para a empresa iniciante, o banco vai te solicitar outros papéis. Dependendo do tamanho da sua empresa (se você é autônomo ou empresa jurídica) alguma documentação diferente pode ser incluída. No geral, o banco sempre vai te pedir esses documentos:
- Um orçamento específico (caso solicite capital para compra de equipamentos);
- Um balancete do seu lucro nos últimos dois anos;
- Documentos pessoais que vão comprovar que você mantém suas contas em dia;
- Formulário de solicitação do empréstimo.
O empréstimo no Japão não é um processo simples. Principalmente em bancos públicos. O dinheiro não é liberado imediatamente. Isso leva um tempo, geralmente um mês após a solicitação. Sem dizer que você chega ir ao banco duas ou três vezes, só para resolver a papelada.
Mas se você precisa do capital e quer levar seu negócio para outro patamar, é bom seguir firme no seu propósito. Lembre-se que o dinheiro é para investir na sua empresa, por isso utilize o capital da melhor maneira.
P.S.: Esse artigo foi escrito para você ter uma noção de como funciona o empréstimo no Japão. Se quiser saber mais sobre esse assunto tirar dúvidas mais específicas, me envie uma mensagem por aqui!