Você sabe o que é kojin jigyo? É um tipo de abertura de empresa bastante conhecido no Japão. Se você trabalha como autônomo no país, já ouviu falar sobre o termo, certo? Principalmente se você trabalha na informalidade e buscou se informar sobre seu caso.
Você tem muita dúvida sobre esse assunto e quer entender melhor o que significa kojin jigyo? Esse artigo tem as informações que você precisa para entender tudo sobre essa abertura de empresa. Nas próximas linhas você vai entender para que serve o kojin jigyo e quem deve possuir esse registro. Continue lendo!
O que é kojin jigyo?
O kojin jigyo é uma abertura de empresa voltada para pessoas físicas (aqueles que trabalham por conta própria). É muito semelhante ao que chamamos de micro empreendedor individual no Brasil. No Japão, todo aquele que trabalha como autônomo deve ter esse registro. E quem são esses profissionais?
- Fotógrafo;
- Designer gráfico;
- Professor particular;
- Cabeleireiro;
- Advogado;
- Contador;
- Coach;
- Consultor de negócios;
- Esteticista;
- Freelancer em geral.
Quais as vantagens de abrir empresa como Kojin jigyo?
Você não gasta nada para abrir sua empresa como autônomo. Não precisa apresentar algum investimento. Além disso, Não é obrigatório possuir ponto comercial na hora de fazer sua abertura ( a não ser que trabalhe com produtos que exijam licenças especiais).
Outra vantagem: você não enfrenta uma burocracia excessiva de documentos. Além disso, a autorização é mais rápida do que você imagina. E o melhor: a abertura pode ser feita por você mesmo.
Você pode fazer o registro, mesmo trabalhando em outro local como funcionário. Isso só não será possível caso o contrato empregatício especifique que você não deve ter alguma atividade paralela, como a de freelancer.
Como abrir empresa como kojin jigyo?
Começou trabalhar como autônomo no Japão? A primeira coisa que você deve fazer é notificar a Receita Federal do início das suas atividades. Faça isso o mais rápido possível. Vá até a secretaria da sua cidade, mas não espere 2 ou 3 meses, para fazer esse procedimento.
Depois disso, verifique se você precisa de alguma licença especial. Há determinadas atividades comerciais que precisam de autorizações específicas para funcionar. Se você vai trabalhar com alimentos, busque na secretaria de saúde a permissão para comercializar seu produto.
A etapa seguinte é escolher se você vai se registrar em Folha Azul ou Folha Branca. O que é isso? Significa como você fará o registro de entrada e saída de dinheiro e o pagamento dos impostos sobre essa movimentação. Por exemplo, na Folha Azul, o empresário deve fazer a contabilidade de forma detalhada, todos os dias.
Como funciona o imposto para o kojin jigyo?
A primeira coisa que você deve saber é que a legislação é a mesma para estrangeiros, descendentes e japoneses. Ou seja: a tributação não muda se você é brasileiro e atua como autônomo no Japão. E esse imposto é cobrado com base no seu lucro.
Sobre a sua declaração de imposto de renda, você deve fazê-la entre 16 de fevereiro a 15 de março. Você precisa calcular os impostos proveniente de seus rendimentos, de janeiro até dezembro, e pagá-los a Receita de sua Cidade. Importante mencionar que a declaração não é feita junto a prefeitura de seu município.
Quais os benefícios de trabalhar como kojin jigyo?
A partir do momento que você se registra como kojin jigyo, você passa a trabalhar legalmente no Japão. Com isso, você tende a desfrutar de alguns benefícios, que não teria caso permanecesse na informalidade. E que vantagens são essas? Conheça algumas delas:
- a lei promete oferecer suporte e informação necessária sobre seus direitos como empresário individual;
- Possibilidade de pedir empréstimo bancário com 2% de juros ao ano;
- Credibilidade profissional (você terá mais chances de fechar grandes contratos);
- Você vai poder fazer a contabilidade sozinho e economizar quase 200 mil ienes, todo ano;
- Se ficar em dia com a declaração, quando abrir folha azul, a Receita Federal dará 650 mil ienes de desconto nos impostos.
Quer abrir empresa como kojin jigyo?
Nesse artigo você viu que trabalhar de modo legal é vantajoso. Você não precisa se preocupar ou ter receio quanto ao investimento, pois abrir empresa como kojin jigyo não exige capital inicial. Você não tem tantos custos assim e nem enfrenta uma baita burocracia.
Hoje, o que impede você de sair da formalidade? O seu crescimento empresarial depende desse passo. Não permita que as barreiras com a língua seja seu maior desafio. Se precisa de mais informações ou de tirar dúvidas específicas, entre em contato. Vamos bater um papo sobre empreendedorismo! Me envie uma mensagem por aqui!
Se por acaso eu abrir kojin massss ver que estão fraco os negócios e ir trabalhar em fábrica?
Cancela kojin automaticamente ou posso continuar usando?
Gostei