Você sabia que é lei legalizar suas atividades comerciais no Japão? Muita gente trabalha na informalidade e quem trabalha assim está correndo o perigo de sofrer penalidades por parte de vários órgãos de fiscalização, como a secretaria de receita, a secretaria de saúde, a policia com multa e prisão de 2 anos, pode até acontecer de problemas na renovação do visto de permanência no Japão.
Não podemos colocar como desculpas o idioma ou a diferença de cultura e falar que não entendeu , e isso não justifica estar trabalhando de alguma forma ilegal. Não se pode ter um sucesso consistente, não se pode desenvolver corretamente a comunidade de uma região, de um estado ou de uma nação, enquanto não mudar a mentalidade de muitos de nossos empresários que trabalham fora das leis do país. Não legalizar atividades comerciais inibe também o crescimento da empresa e abala a confiança do mercado consumidor, cada vez mais exigente e disputado. Sendo assim, para assegurar o progresso sadio, sólido e duradouro de um empreendimento é necessário estar legalizado e funcionando conforme as regras estabelecidas para cada segmento de negócios.
Algum tempo atrás um empreendedor que tem empresa jurídica aqui no Japão e já faz negócios em vários países me mandou uma mensagem inbox e queria me conhecer pessoalmente, marquei uma reunião próximo do escritório no starbucks ele me disse assim…
O que eu senti aqui no Japão muitas pessoas confundem ao afirmar que querem abrir empresa e ter um negócio próprio quando na verdade tem apenas um desejo.
Desejo todo mundo tem, mas nem todos param para pensar em tudo o que precisa ser feito para que o desejo se torne realidade e o caminho também não é fácil e muitos vão desistir no meio.
Parei para pensar e vi que é verdade!
Oportunidades
O Japão tem muitas oportunidades e benefícios para o pequeno médio empreendedor, so que no começo pode ter certeza que o caminho não vai ser fácil
mas depois que você começar a mostrar resultados, começar a engajar o negócio fica muito fácil de conseguir ajuda das instituições bancárias.
O segredo dos negócios é você ter coregem e ta movimentado o seu dinheiro e o banco olhar os seus resultados e que mesmo sendo KOJIN ( AUTÔNOMO) você esta fazendo bastante transações com outras empresas e muitas vezes até negociações internacionais.
O banco japonês estão com o dinheiro parado, buscando novos empreendedores para fazer o investimento porque os próprios japoneses não estão querendo abrir negocio, eles preferem continuar como ASSALARIADOS e ter uma vida estável então tome coragem e saia da sua zona de conforto e ABRA O SEU TÃO SONHADO NEGÓCIO.
Trabalhar por conta própria no Japão é uma ótima oportunidade, so que pra isso é preciso ter resultados para que o banco veja que o seu negocio é um negocio rentável e assim fazer um financiamento do banco
O melhor caminho para quem se lança a um negocio é mesmo legalizar a empresa e trabalhar dentro da lei para prevenir problemas futuros
Você que é COZINHEIRA, BOLEIRA, DOCEIRA e não declarou na receita federal.
Pra quem trabalha fazendo comida em casa e tendo uma renda, o primeiro passo é entregar a declaração na receita federal e depois entrar em contato com a vigilância sanitária para tirar a licença do local ( SHOKUHINKYOKASHO) É proibido fazer bolo, doces ou salgados no mesmo lugar aonde você vai cozinhar para a sua familia, o Japão separa muito bem essa parte e é muito rigoroso caso acabe descobrindo.
Se você não entende da burocracia, contrate um profissional e resolva tudo isso.
NÂO DEIXE PRIMEIRO O PROBLEMA ACONTECER PARA DEPOIS RESOLVER, PODE SER TARDE.